segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Anacleto Rosas Junior

"PATRIMONIO DA MUSICA RAIZ".Conquistou o País; com suas simples e sábias Composições.Exaltou o Homem do Campo!

8 comentários:

  1. We believe that the transmission of a historical and cultural memory is closely related to the construction of the citizen, in recognition of its past, builds a gift in prospect for the future, which will be the legacy of generations vindouras.Perdidos links with the past impoverishes is this and is committed to the development of a povo.Como seen, is not sufficient that the testimonies of the past are preserved.

    ResponderExcluir
  2. Temos que acreditar que a transmissão de uma memória histórica e cultural está intimamente ligada à construção do cidadãoque reconhecendo seu passadoconstrói um presente em perspectiva para o futuro que será o legado das gerações vindouras. Perdidos os elos com o passado empobrece-se o presente e compromete-se o desenvolvimento de um povo. Como vimosnão é o suficiente que os testemunhos do passado estejam preservadosé necessário que se cultive a habilidade de decifrá-los e a capacidade para sua leitura critíca.!! Frases tiradas do (Memorial de Maria Moura). (Rachel de Queiroz-comentario de Sônia Van Dijck) Como foi dito acima: assim as pessoas que reconhecendo o meu trabalho de manter a memória de meu avôpodem me avaliar ou ao mesmo tempo me criticar.

    ResponderExcluir
  3. Anacleto, compositor de musicas Sertanejas, Valseados,Rancheiras, Sambas , Tangos ,etc...
    Nascido em 18/07/1911 em Mogi das Cruzes , Faleceu em Taubaté onde residiu em 04/02/1978.
    Em sua casa sempre recebia varios cantores e compositores famosos da musica Sertaneja, tais como:
    Tonico e Tinoco, Mario Zan, Limeira e Zezinha, Torres e Florencio,Palmeira e Luizinho , o compositor Arlindo Pinto e varios outros artistas.
    Anacleto compos a musica CAVALO PRETO em 1945 e foi a 1ª moda campeira consagrando-o pioneiro da musica campeira do Brasil. Musica TRes Boiadeiros, Fogo no Rancho com parceria Elpidio dos Santos do filme ( Jeca Tatu) do Mazaroppi, Musicas: Aparecida do Norte, Baldrana Macia, Mestiça, Cortando Estradão, Confição, Cruz de Ferra e etc....
    2º a Revista Sertaneja de Dezembro de 1959 Anacleto tinha 430 composições e entre elas 60 foram feitas para a Dupla Tonico e Tinoco.
    Em 1960 foi convidado para ser Diretor Artistico do SELO SABIÁ COPACABANA DISCO. Seu trabalho foi um sucesso .
    idioma:
    Português (Brasil)
    categoria:
    Culturas e Comunidade
    dono:
    Junior Rosas. "Neto de Anacleto Rosas Jr.

    ResponderExcluir
  4. Esta comunidade é para homenagear o grande compositor
    Anacleto Rosas Jr. Compositor de lindas canções sertanejas
    raízes, como "Cavalo Preto", "Cortando Estradão”,
    "Os três Boiadeiros", dentre outras. Interpretadas por
    grandes nomes da nossa música, como Sergio Reis e Almir Sater,
    suas músicas já fizeram e fazem grande sucesso.
    Se você também gosta das lindas músicas de Anacleto Rosas Jr,
    entre nessa comunidade.

    Cavalo Preto
    Tenho um cavalo preto por nome de ventania
    Um laço de doze braças do couro de uma novilha
    Tenho um cachorro bragado que é pra minha companhia
    Sou um caboclo folgado, ai eu não tenho família.

    No lombo do meu Cavalo eu viajo o dia inteiro
    Vou de um estado pra outro, eu não tenho paradeiro
    Quem quiser ser meu patrão me ofereça mais dinheiro
    Eu sou muito conhecido por esse Brasil inteiro.

    Tenho uma capa gaúcha que troquei por boi carreiro
    Tenho dois pelegos grandes que é pura lã de carneiro
    Um me serve de colchão, o outro de travesseiro
    Com minha capa gaúcha eu me
    idioma:
    Português (Brasil)
    categoria:
    Música
    dono:
    ☆ ѕιℓνισ ∂є ρσçσѕ ☆

    ResponderExcluir
  5. Entre as décadas de 60 e 70, quando ia às reuniões de sua família em uma casinha simples do bairro Santa Luzia, em Taubaté, o pequeno Rubens Rosa Junior não sabia que ia ao encontro de um dos maiores compositores da música sertaneja do país.

    O dono da casa, Anacleto Rosas Junior (1911-1978), era um compositor de renome, autor de clássicos como "Cavalo Preto", "Os Três Boiadeiros" e "Cortando Estradão", mas, para Rubens, hoje com 41 anos, ele era acima de tudo seu avô.

    "Eu o via como meu avô mesmo. Tinha orgulho de saber que ele era um compositor, mas não sabia nem de longe o real significado de suas composições para a música brasileira", disse Rubens.

    Hoje, 26 anos após a morte de Anacleto Rosas Junior, Rubens trabalha com afinco para que a obra e o nome de seu avô não caiam no esquecimento.

    Para isto, está desenvolvendo um projeto para lançar um CD independente com 24 músicas compostas por Anacleto --sozinho ou em parceria --, e que são referências da música sertaneja.

    Entre as músicas pré-selecionadas, "Cavalo Preto", na interpretação de Sérgio Reis; "A Mestiça", cantada por Renato Teixeira e "A Morte do Canoeiro", nas vozes da dupla Tonico e Tinoco.

    "As pessoas lembram muito dos cantores, mas os compositores ficam muitas vezes no esquecimento. Meu avô tem uma obra riquíssima, mas hoje seu nome é praticamente desconhecido", disse Rubens, que enfrentou uma verdadeira maratona para escolher as músicas que entrarão no CD --seu avô é autor de quase 500 composições, sendo mais de 60 especialmente escritas para a famosa dupla caipira Tonico e Tinoco.

    Segundo Rubens, o trabalho não se limita à escolha das músicas. Como seu avô não cantava, suas músicas foram gravadas por inúmeros interpretes e, para registrá-las em seu CD, é preciso solicitar --e receber-- autorização da gravadora de cada música.

    "Muitas gravações estão em discos antigos, de 78 rotações, algumas gravadoras já não existem mais, trocaram o nome ou foram compradas e recompradas. Só depois de descobrir qual a gravadora que tem atualmente os direitos sobre a música é que dá para pedir a autorização", afirmou Rubens, que já está entrando em contato com as gravadoras.

    TRIBUTO - O CD, que Rubens pretende chamar "Tributo 2", é o segundo produzido por ele de forma independente para homenagear e resgatar a obra do avô.

    O primeiro, chamado "Tributo", foi lançado em 1999, e segundo Rubens, foi o ponto de partida para que ele conhecesse a real dimensão da grandiosidade da obra do avô. Foram três anos de peregrinação em busca da autorização das gravadoras e artistas para compor o CD.

    "Depois de escolher as músicas, ouvindo CDs e LPs antigos e com a ajuda de minha tia Cleusa (Cleusa Rosas, filha de Anacleto), que cantava as músicas que ela considerava importantes, mas que não tínhamos em casa, fui a São Paulo e só então descobri que precisava da autorização das gravadoras", disse.

    Acertada a papelada, Rubens lançou o disco, com mil cópias, que foram distribuídas entre amigos, gravadoras e emissoras de rádio. Com o projeto de lançar o segundo CD também de forma independente, Rubens não deixa de sonhar em conseguir apoio de uma gravadora para lançar os discos comercialmente e vê-los chegar a todos os cantos do país.

    "O meu grande sonho é que alguma gravadora se interesse pelo projeto e lance os dois CDs em tributo ao meu avô. Ele, e a música brasileira, merecem", disse.

    ResponderExcluir
  6. Nasceu aos 18/07/1911, em Mogi das Cruzes-SP, e faleceu em 04/02/1978 em Taubaté-SP.
    Filiação: Anacleto Rosas, natural da Espanha, e Maria Bourbon, natural da Itália.
    Foi o 3º numa prole de sete filhos.
    O pai tinha armazém, padaria e açougue. Os irmãos ajudavam o pai no comércio,auxiliando-o no atendimento ao público. Todos os irmãos exerciam a função de balconista, menos Anacleto, que adorava animais e exercia a função de entregador. Fazia todas as entregas de compras e pães de charrete e carroça. Teve dois animais de estimação, Mimo e feitiço.
    O cachorro Mimo buscava os animais no pasto e mordia-os no calcanhares; só parava de mordê-los quando chegavam. Feitiço, um burro, era bonito e esperto. Tomava conta do pasto. As pessoas estranhas não podiam aproximar-se do pasto, pois, Feitiço ficava furioso e avançava na tentativa de atacá-los. Só ficava calmo quando Anacleto chagava e o acariciava. Foi um transtorno para algumas pessoas.
    Anacleto passou a infância e adolescência na cidade de Poá-SP, próxima à sua cidade de origem. Desde garoto gostava de cantar e tocar violão, juntamente com os irmãos. Na adolescência adorava fazer serestas e as fazia muito bem. Apaixonou-se por Clementina, conhecida por Tina, em sua seresta. Tina era uma graciosa jovem de 15 anos e Anacleto a conhecia desde criança. Sempre foi muito extrovertido e irreverente.
    Todos os casamentos religiosos de Poá-SP eram realizados em Mogi das Cruzes-SP, devido à falta de padres na cidade. O padre não quis ir à Poá realizar o casamento de Anacleto e Clementina.
    Casou-se apenas no civil em janeiro de 1932, embora na época o casamento religioso fosse de suma importância para a sociedade. Foi um escândalo!
    O casamento religioso foi discretamente realizado pelo padre Cícero, quando completaram Bodas de Prata; a cerimônia foi realizada no Santuário de Santa Terezinha de Taubaté-Sp.
    Após o casamento, residiram pouco tempo na cidade de Poá-SP, Mudando-se para São Paulo, capital. O casal teve três filhos, Luiz Rosas Sobrinho, Rubens Rosas e Cleusa Rosas.
    Luiz e Cleusa adoravam música como o pai, cantavam e tocavam instrumentos musicais. Formaram o Trio Turuna; faziam parte do Trio: Luiz, Cleusa e Teodoro. Fizeram muito sucesso na época. O Trio Turuna, sempre obteve a supervisão de Anacleto e todas as músicas que cantavam eram de composição dele.
    Anacleto nunca estudou música; as inspirações para as composições surgiam principalmente de madrugada. Durante o dia pegava o violão e fazia melodia.
    Começou a compor Valseados, Rancheiras, Sambas e Tangos por volta de 1930.
    Recebia com freqüência, em sua casa, vários cantores e compositores famosos da música sertaneja. Tais como: Tonico e Tinoco, Mário Zan, Limeira e Zezinha, Torres e Florêncio, Palmeira e Luizinho, o compositor Arlindo Pinto, Motinha, Mariazinha, Vieira e vários outros artistas. Fez muitos shows no Vale do Paraíba, Sul de Minas e uma tournê pelo norte do Paraná.
    Suas composições de maiores sucessos foram:

    "Cavalo Preto", feita em 1945, foi a primeira moda campeira, consagrando-o pioneiro da música campeira no Brasil. Na época todas as duplas queriam gravá-la. Quem gravou primeiro foi a dupla Palmeira e Luizinho, logo após regravada por Sérgio Reis, Tonico e Tinoco e vários outros. Continua sendo um sucesso até os dias de hoje. Foi regravada em japonês, sendo uma das trilhas sonoras da novela "Pantanal", na voz de Sérgio Reis, exibida pela TV Manchete no Brasil e no exterior.

    "Os Três Boiadeiros", gravada pela dupla Pedro Bento e Zé da Estrada, tema do filme " Os Três Boiadeiros ".

    "Fogo no Rancho", tema do filme "Jeca Tatu", de Mazzaropi.

    ResponderExcluir
  7. Segundo a "Revista Sertaneja", de dezembro de 1959, Anacleto tinha 430 composições e fez 60 para a dupla Tonico e Tinoco. Foi convidado em 1960 para ser Diretor Artístico do Selo Sabiá Copacabana Discos e aceitou. Seu trabalho foi um sucesso, deu oportunidades a novos talentos. Dirigiu a notável e fabulosa gravação do LP "Canto de Aves do Brasil". Tratava-se de Cantos de Aves gravada pelo engenheiro industrial Dalgas Frisch, focalizando vozes de pássaros de nossa terra. O roteiro foi de Martin Bueno Mesquita, e produzido por José Carlos de Magalhães e biologistas do departamento de Agricultura de São Paulo.
    Oswaldo Calfat com sua voz bonita foi narrador sóbrio e correto.
    Com a edição desse disco o Brasil tornou-se pioneiro no mundo em gravações realizadas em plena natureza, dos cantos das aves sul-americanas.
    Anacleto trabalhou na Rádio Difusora do Paraná, Rádio clube de São José dos Campos-SP e, por vários anos, na Rádio Difusora de Taubaté-SP.
    Criou o programa "Manhas Sertanejas", na Rádio Difusora de Taubaté-SP, hoje dirigido pelo filho Luiz Rosas. Prestava serviço a utilidades pública, dava os famosos "Alôs" para a zona Rural, alegrava os ouvintes com seu jeito engraçado e extrovertido. O programa tinha muita audiência.
    Fundou também na Rádio Difusora, juntamente com Trio Turuna, o programa "Sertão do Caboclo", também de grande audiência.
    Os seus programas de rádio eram ouvidíssimos e dominava toda a região do Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais. Com sua voz tipicamente sertaneja, agradava dezenas de emissores do Estado e todas o convidavam para se apresentar na região. Quando tirou férias, atendeu todos os pedidos solicitados. Na época quase todas as duplas sertanejas do Brasil gravavam suas melodias. As duplas faziam questão de gravar porque suas gravações não enferrujavam nas prateleiras das casas de disco. Era um dos campeões de vendagem de disco, pois as gravações de sua autoria ultrapassavam a casa de um milhão.
    Em 09/12/1961 recebeu o diploma de honra na qualidade de diretor artístico, expedido pela Sociedade de Amigos do Jardim Novo Osasco.
    Em 13 de maio de 62 recebeu o diploma de honra ao mérito, confirmando o êxito de sua batalha em defesa da música sertaneja, expedido pela Bandeira União e Amizade de São Paulo.
    Em 15/06/1969 o governador paulista Abreu Sodré com justo orgulho, conferiu a Anacleto o diploma de reconhecimento pela participação nos festejos comemorativos da TV Cultura de São Paulo.
    Em 29 de abril de 1970 recebeu da Câmara Municipal de Campos do Jordão o diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município.
    Em 30/09/1977 recebeu da Câmara Municipal de

    ResponderExcluir
  8. Photos by

    Ziemowit
    Ziemowit is a favorite.

    ResponderExcluir